| Autor |
Mensagem |
Xterminator
Super Tux

|
Enviada:
Qua Abr 07, 2004 4:53 pm |
  |
Pequenas atualizações 22/08/2005
Este tópico é destinado a colher o maior número de dicas é truques ,para o Nosso ambiente desktop favorito, caso alguém tenha alguma dica , me mande uma MP que eu atualizo aqui, na medida do possível.
IMPORTANTE: Dúvidas não devem ser postadas aqui .
nas versões antigas tinhamos
Aplicações
e seus vários submenus para lançamento de aplicações
dentre elas ferramentas de Preferências e Sistema
Ações coisas comuns como fechar sessão ,capturar imagem da tela
e travar a tela.
A grande alteração ,foi que agora o Painel Superior possui
Aplicaçõese seus vários submenus para lançamento de aplicações, agora o Ferramentas de Sistema deste menu contém somente Ferramentas do Usuário
O Locais,Computador ,Lixeira,Pasta Pessoal ,Documentos Recentes ,Favoritos "lugares que você mais acessa", Mídias Montadas,etc... etc...
Sistema o menu Preferências está localizado aqui agora ,junto com o novissimo menu Administração ,até que enfim
as ferramentas de Administração "que requerem superpoderes" estão todas disponíveis aqui principalmente as adicionadas pelo pacote gnome-system-tools como Gerenciador de Boot,Usuários,Rede e Serviços.
o Gerenciador de pacotes da Distribuição também fica neste menu.
Painel inferior
Sofreu uma alteração mínima a "Lixeira" agora está localizada neste painel ,deixando o Desktop Limpo, o gnome diferente de outros Desktops tem a interface bem limpa uma primeira olhada quem está acostumado a poluição visual toma um susto
Área de Trabalho
Limpa como sempre, caso você goste de poluição, acesse
Aplicações-->Ferramentas de Sistema-->Editor de Configurações
acesse a chave apps-->nautilus-->desktop
marque *_icon_visible sendo que * equivale a home,trash,computer.
Lembrando que o gTweakUI e o COG,servem para configurar estas opções obscuras do gnome e outras aplicações ,são altamente recomendadas para quem não gosta do Gconf "que é auto-explicativo", mas nem todo mundo tem paciência e prefere uma interface para clicadores de mouse rs, rs, Tinha que ter uma brincadeirinha no meio senão fica chato de ler o resto
Para quem não sabe o yelp , é o sistema de ajuda do gnome, que antigamente era conhecido como ghelp, além de você poder acessar toda ajuda do gnome ,você ainda tem acesso as páginas man e info através dele.
Nas últimas versões, por causa da lerdeza do scrollkeeper ele demora uma eternidade para carregar a ajuda ,então voilá.
em um Terminal como root digite.
| Código: |
| yelp-pregenerate -a |
vai demorar um pouquinho, mas o resultado é ótimo, faça o mesmo com seu usuário padrão, vai mostrar alguns errinhos mas funciona.
Para tocar o gerenciador de janelas , por exemplo trocar o Metacity pelo Openbox chame o openbox por um terminal com a opção --replace.
| openbox --replace |
em seguida salve a sessão ou em um terminal
| gnome-session-save |
http://www.burtonini.com/computing/monitor-calibration-0.1.1.tar.gz
O programa é bom ,e usável o seletor de skins e o organizador de playlists dão um banho no XMMS , tem que melhorar ainda pra bater de frente mas tem futuro promissor este programa ,vale a pena conferir.
Nem adianta ler o INSTALL pois o negócio é do arco da velha
descompacte o tema.
tar -xvzf evolution_icons*
cd evolution
mv evolution_images images
Copie a pasta images para o diretório do evo geralmente /usr/share/evolution/versão/
e veja o resultado
pra mim é ótimo Crystal Rulez testado e comprovado no CL-Snapshot
Evolution 1.2X e 1.4
Serve para capturar telas com menus abertos por exemplo ,depois é só editar a imagem no gimp recortando os menus que você deseja
E pra tirar somente de uma janela:
| gnome-panel-screenshot --window |
| gdmflexiserver --xnest |
Gnome 2.8
Aplicações-->Sistema
Gnome-2.9X
Aplicações-->Ferramentas de Sistema , somente Sistema em versões mais antidas ver 1ª dica.
você pode executar :
Novo Login como Outro Usuário<--Abre uma nova sessão do GDM pra você se logar, para retornar a sessão anterior basta utilizar so atalhos CTRL+ALT+F7 <--padrão caso tenha modificado opções no inittab isto deve ser diferente.
Novo Login em uma Janela Aninhada<--isto abre a janela do GDM no desktop atual dentreo do Xnest , é o equivalente ao comando gdmflexiserver --xnest , que pode ser visto em ação aqui neste .
Screenshot
| gconftool-2 -s --type=string /apps/metacity/window_keybindings/toggle_above "<Alt>F5" |
Substitua o ALT F5 pelo seu atalho desejado. Quando quiser deixar uma janela sempre no topo use o atalho.
isto também pode ser feito acessando diretamente o gconf-editor
é aquele ícone do Fusquinha no menu Sistema.
com ele aberto basta ir em apps-->metacity-->window_keybindings
dá pra configurar vários atalhos para as ações do metacity.
2.9X acima
Sistema-->Preferências-->Resolução de Tela
Como este recurso faz parte do XFree86-4.3X você usando outro WindowManager ou qualquer distro que tenha esta versão ,pode até ser snapshot-4.2.99 digita em um terminal...
Só vale as resoluções suportadas que podem ser obtidas pelo comando xrandr tendo as resoluções...basta.
xrandr -s tamanho
exemplos
| xrandr -s 1024x768 |
<--pode ser passada também a taxa de atualização.
Uma forma é chamar o nautilus por ...
| nautilus --browser |
O usuário mais inteligente notará que indo até o.
Gnome-2.8
Aplicações --->Sistema-->Editor de Configurações
Gnome-2.9X
Ou chamando pelo terminal ou pelo diálogo executar (ALT+F2) por gconf-editor. Acessando o gconf-editor vá em.
apps-->nautilus-->preferences
procure a opção
| always_use_browser |
e marque-a a partir daí qualquer novo clique no nautilus abrirá a janela normal ,com barra de navegação e tudo que tem direito.
NOTA: Nas versões mais recentes do Gnome no painel superior ao lado do ícone do Navegador e do Evolution ,tem um ícone de um arquivo ,este ícone abre o nautilus no modo Navegador e foi adicionada uma entrada no painel 2.8 Navegar no Sistema de Arquivos , 2.10 Ferramentas de Sistema idem.
não faz parte do GNOME oficial (ainda) mas é muito bom ...o Qball tá de parabéns como sempre
não deixem de olhar os outros softwares.
para baixar ponteiros para o mouse dê uma olhada em:
http://www.themedepot.org/showarea.php4?area=19
Download
http://download.qballcow.nl/programs/gcursor/
Screenshot
basta digitar:
| ftp://username:password@seu_ftp.com |
ex:
| ftp://zé_fofinho:xkvpzy@ftp.localhost.localdomain |
Daí é só navegar pelas pastas como se estivessem no seu micro , logicamente um programa de FTP como o gFTP é bem mais prático...isto só é bom para quem gosta de arrastar e soltar , ainda mais agora como recurso Spatial do nautilus.
Alternando Entre Janelas
Esta é velha ALT + TAB
/usr/libexec/gnome-settings-daemon <--versões antigas do gnome
Isto deve resolver problemas relacionados a configurações de aplicações GNOME um exemplo real, o evolution dentro do KDE não mostrar os ANEXOS
em Opções do usuário você pode Adicionar/Modificar sua imagem de exibição.
O gnome hoje utiliza a tecnologia gstreamer , que é um framework multimídia completo, através dele é possível configurar qual sistema de som a ser utilizado exemplos ESD,ALSA,OSS,ARTS e qual driver de vídeo utilizar por padrão para algumas aplicações exemplos SDL,XV,Xshm,V4L ,sendo que você pode fazer os testes em tempo real para verificar qual funciona melhor.
Acesse o Configurador do gstreamer
gnome-2.8
Aplicações-->Preferências-->Seletor de Sistemas Multimídia
gnome-=> 2.9X
Sistema-->Preferências-->Seletor de Sistemas Multimídia
Apressadinhos
ALT+F2 Diálogo Executar basta digitar gstreamer-properties
Pra saber dentro do GNOME você pode utilizar sem problemas o Alsasink ou o esdsink ,recomendo o esdsink o ESD utiliza ALSA
e desta forma você tem o Controle do Mixer , se utilizar o ALSASINK
você perde o controle do mixer ao alterar o som em algum aplicativo
por exemplo se eu estou escutando música no beep-media-player
abro o gxine e diminuo o volume do som ,ele vai diminuir o som de todo sistema e não só do gxine, utilizando o esdsink o mesmo não ocorre
!creio eu" pelo menos por padrão estava abrindo assim aqui,
só que agora ele não mostra a barra de localização como antigamente
e sim Caminhos como home,etc.. etc..
eu voltei o meu para o modo spatial pois gostei mais dele , para arrastar e soltar é uma maravilha .
http://xterminator.multiply.com/photos/photo/13/89.png
Para ativar este recurso recorremos ao bom e velho gconf-editor
apps-->nautilus-->preferences-->
Ative a opção always_use_location_entry
http://xterminator.multiply.com/photos/photo/13/91.png
Em contrapartida ativar e desativar o modo spatial está bem visível nas Preferências do Nautilus
Editar-->Preferências-->Comportamento
tem uma opção para marcar/desmarcar Sempre abrir uma janela do Navegador
Bom selecionar padrões é uma forma inteligente de selecionar diversos arquivos em um diretório , suponhamos que você tenha uma pasta com cerca de 1000 arquivos ,e você quer selecionar somente os arquivos MP3 ou vários arquivos que tenham algo parecido no mome....
Editar->Selecionar Padrões
Atalho:CTRL+S
Modo de uso por exemplo se quisermos selecionar todos mp3, utilizamos o recurso dos curingas do shell "o GNOME utiliza muito bem estes recursos"
logo Editar->Selecionar Padrões digito *.mp3 recorto e colo na pasta que eu quiser....
Uma seleção mais complexa , vamos supor que queremos copiar todos arquivos mp3 do autor Chico Debarge mas eles estão nomeados diferente alguns como chico deBarge e para piorar ainda temos diversos arquivos do Chico Science no mesmo diretório....
Utilizamos novamente os Curingas
Editar->Selecionar Padrões
basta digitar *ic* *arge*.mp3 , notou como é fácil , assim você pode organizar seus arquivos mais facilmente, utilizando os atalhos fica mais fácil ainda.
_____________________________________________________________ |
_________________ http://xterminator.devianart.com
Usando
Ubuntu 7.04 "Feisty Fawn" Development Branch

Editado pela última vez por Xterminator em Seg Ago 22, 2005 3:07 pm, num total de 20 vezes |
|
  |
 |
narita
Mini Tux

|
Enviada:
Seg Ago 09, 2004 11:08 am |
  |
|
  |
 |
rodrigopmatias
Supreme Daemon

|
Enviada:
Seg Ago 09, 2004 2:25 pm |
  |
Não sei se é so comigo que acontece, mais lá vai, eu uso o KDE e as vezes tenho que usar aplicações usando o GTK só que toda vez eu tenho que rodar o configurador de themas do gnome para poder pegar a roupa certa das janelas que estao usando o GTK, sera que tem como resolver isso. tenho quase certeza que tem jeito sim pq o RedHat resolve isso tem um tempao, eu estou usando o Slackware 10 mais o mesmo ocorria em todos os seus antecessores que usam GTK |
_________________ Computação Ciêntifica.
http://rodrigopmatias.wordpress.com
participe, envie comentários.
{ Slackware-current } |
|
     |
 |
Xterminator
Super Tux

|
Enviada:
Qua Ago 18, 2004 4:00 pm |
  |
| rodrigopmatias escreveu: |
| Não sei se é so comigo que acontece, mais lá vai, eu uso o KDE e as vezes tenho que usar aplicações usando o GTK só que toda vez eu tenho que rodar o configurador de themas do gnome para poder pegar a roupa certa das janelas que estao usando o GTK, sera que tem como resolver isso. tenho quase certeza que tem jeito sim pq o RedHat resolve isso tem um tempao, eu estou usando o Slackware 10 mais o mesmo ocorria em todos os seus antecessores que usam GTK |
coloque o gnome-settings-daemon pra rodar
o comando real dele é /usr/libexec/gnome-settings-daemon
isto corrige o tema e os mime-types , hehee se você já viu o evolution não mostrando alguns anexos e por causa disto.
Humm acho que devo adicionar esta às dicas. |
Usando
 |
|
  |
 |
Ederson L. Corrêa
Ultra Tux

|
Enviada:
Ter Out 05, 2004 12:25 pm |
  |
| Xterminator escreveu: |
GDM Gnome Display Manager
Dica acessando o Menu-->Aplicações-->Sistema
você pode executar :
Novo Login como Outro Usuário<--Abre uma nova sessão do GDM pra você se logar, para retornar a sessão anterior basta utilizar so atalhos CTRL+ALT+F7 <--padrão caso tenha modificado opções no inittab isto deve ser diferente. |
Xterminator, vc sabe como eu faço isso em outro window (desktop) manager ?? Mais especificamente no KDE e no Fluxbox ??
Ou então, pode me dizer q comando é executado por esse atalho do menu ?
[]'s
Ederson. |
_________________ Curte animes? Vamos conversar, quem sabe trocamos alguns ... |
|
      |
 |
Xterminator
Super Tux

|
Enviada:
Ter Out 05, 2004 4:34 pm |
  |
o comando do menu é
gdmflexiserver --xnest
está lá
| Citação: |
GDM Gnome Display Manager
Rodar o GDM no Xnest:
Código:
gdmflexiserver --xnest
Dica acessando o Menu-->Aplicações-->Sistema
você pode executar :
Novo Login como Outro Usuário<--Abre uma nova sessão do GDM pra você se logar, para retornar a sessão anterior basta utilizar so atalhos CTRL+ALT+F7 <--padrão caso tenha modificado opções no inittab isto deve ser diferente.
Novo Login em uma Janela Aninhada<--isto abre a janela do GDM no desktop atual dentreo do Xnest , é o equivalente ao comando gdmflexiserver --xnest , que pode ser visto em ação aqui neste screenshot:
http://www.xterminator.hpg.ig.com.br/shots/gdmXnest.jpg
|
|
Usando
 |
|
  |
 |
Ederson L. Corrêa
Ultra Tux

|
Enviada:
Ter Out 05, 2004 6:47 pm |
  |
Afff .... do jeito q eu tinha entendido, o caminho Menu-->Aplicações-->Sistema se referia ao menu do Gnome ...
Malz ae pelo mau entendido ....
Ah, e só um detalhe, se vc quiser abrir direto o GDM em outra sessão do X, basta digitar gdmflexiserver ... assim ele já abre o GDM no Ctrl+Alt+F8 direto ... |
_________________ Curte animes? Vamos conversar, quem sabe trocamos alguns ... |
|
      |
 |
conference
Visitante
|
Enviada:
Sáb Jul 23, 2005 2:37 am |
  |
|
|
 |